5 pontos para saber na hora de adquirir uma franquia

notepad

O mercado de franquias tem crescido nos últimos anos e isso desperta cada vez mais o interesse das pessoas por esse modelo de negócios. Se você está lendo esse texto, provavelmente você é uma dessas pessoas e já deve estar querendo se familiarizar com o mercado, as oportunidades, os conceitos e até mesmo alguns dos termos específicos da área, que você pode conferir no blog da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Para ajudar você nessa jornada de descoberta do mercado de franquias, nós listamos 5 pontos que você deve prestar atenção antes de decidir investir seu dinheiro em uma franquia.

1. Conheça o mercado

A primeira coisa a fazer é conhecer melhor o mercado de franquias. Como funciona, como é a relação franqueador e franqueado, que taxas fazem parte da negociação, etc. Quanto mais informação você absorver, mais segurança você terá na hora de dar o próximo passo. Um de nossos diretores, Sandro Rocha já falou sobre isso em um de seus vídeos com dicas valiosas sobre o embarque no ramo do franchising.

2. Procure quem pode te auxiliar no processo

Se você já conheceu mais sobre o mercado de franquias e decidiu que é o tipo de negócio para você, talvez seja a hora de buscar alguma ajuda no processo, para tirar as dúvidas de assuntos mais técnicos como contrato, contabilidade, planejamento, etc.

Existe uma gama de profissionais que podem ajudar nesse momento, como advogados especializados, administradores e principalmente consultores especialistas na área de franquias.

3. Identifique os principais setores de Franquias

Conhecer os principais setores do mercado é um importante passo para finalmente escolher em qual franquia investir. É aqui que você começa a selecionar melhor que tipo de franquia lhe interessa mais.

Existem setores que naturalmente, também por maior procura, acabam tendo um crescimento mais notável dentro do setor de franquias, o que os tornam boas oportunidades de negócio. Mas cabe a você analisar se é melhor seguir a onda do momento ou buscar algo diferente.

Aqui você pode conferir um post sobre os principais setores do Franchising Brasileiro.

4. Identifique-se com o negócio

Segundo pesquisas da ABF, as mulheres normalmente sentem-se atraídas pelos ramos de cosmética, beleza e moda, diferentemente dos homens, que optam por ramos como distribuição e indústria. Mas isso não quer dizer que você tenha que seguir essa tendência.

Identificar-se com o setor escolhido é importantíssimo para o sucesso da sua franquia. Opte por um segmento em que sinta prazer e paixão e que esteja alinhado à sua personalidade empreendedora.

make up
O mercado de beleza e cosmética  é mais procurado por mulheres, mas isso não precisa ser regra.

5. Pesquise sobre a franquia optada

A maioria das franquias oferece material detalhado sobre a marca, contendo tudo que um franqueado precisa saber sobre a franqueadora: história, valores, rede de suporte, entre outras informações.

Mas não se prenda apenas a esse material. Faça sua própria pesquisa aprofundada sobre as marcas. É muito importante ter uma visão de fora e ver como a marca se comunica em seus diversos canais e é percebida pelo público e seus clientes.

É de extrema importância saber e sentir confiança em quem você está depositando seu dinheiro, seu trabalho e, porque não, seu futuro.

Seu sucesso depende de você

Optar por empreender pelo modelo de franquias com certeza facilita um pouco o processo de abrir um negócio. Mas trabalhar com marcas já consolidadas no mercado não é o suficiente para garantir uma trajetória de sucesso. É preciso saber que trabalho duro e dedicação faz parte de todo e qualquer negócio e não é diferente com uma franquia.

O seu sucesso depende em grande parte do seu empenho e dedicação, então arregace as mangas e mãos à obra!

Gostou desse conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mais informações e conteúdos sobre o mundo do franchising e dos negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *