Com certeza não foi fácil chegar até aí, abrir um negócio próprio, enfrentar todos os desafios, os erros e acertos… Mas você conseguiu e agora está almejando públicos maiores.
Há quem diga que o sistema de franquias é uma das formas mais nobres de empreender, já que você divide com outras pessoas a sua própria fórmula do sucesso através do seu modelo de negócio, que já foi testado e é comprovadamente rentável. E é verdade.
Dividindo o conhecimento adquirido, você não só está contribuindo para a ascensão profissional (e até mesmo, pessoal) de outra pessoa, como também está mudando a realidade dela e proporcionando uma oportunidade de ganhos reais.
Mas antes do aperto de mãos e da formalização desta parceria entre franqueador e franqueado, existem 5 coisas que você precisa saber para não ser pego de surpresa ao longo do caminho!
1 – Franquias não vendem como produto.
É normal que você esteja acostumado com o volume de vendas do seu produto final e espere vender franquias na mesma proporção. Mas nem sempre é assim que funciona. Lembre-se que a franquia é um investimento maior, de longo prazo e que exige comprometimento. Tenha um pouco de paciência e logo você verá as coisas acontecendo.
2 – Existem prazos que precisam ser cumpridos por lei.
Ainda que você esteja em uma negociação com grande chance de sucesso, existem etapas que não podem ser ignoradas. Por exemplo: após receber a Circular de Oferta de Franquia, A LEI EXIGE que o possível investidor fique com o documento por 10 dias para maturação da ideia de negócio, e somente APÓS ESTE PRAZO, entregue-a assinada.
3 – Não compare seu negócio com nenhum outro.
A velocidade com que as coisas acontecem no seu empreendimento, é única. Muitos fatores irão contribuir para isso, como o quanto seu produto é diferenciado, região de atuação, posicionamento nas redes sociais, enfim. E é por isso que ficar comparando sua grama com a do vizinho, é uma furada. Concentre-se no que você pode fazer de melhor dentro de casa, concentre-se nos seus processos, na agilidade, na qualidade, e tudo mais virá em decorrência disto.
4 – Você não será o chefe de seus franqueados.
A relação entre franqueador e franqueado deve ser como a de sócios e não de empregador e empregado.
5 – Sim, você precisa de uma consultoria.
É um investimento tão importante quanto ter um contador, ou um advogado à disposição do seu negócio. Começar errado, atropelando etapas, ignorando a lei e vendendo sua franquia por conta própria para qualquer pessoa sem que haja uma orientação, é começar de forma não só errada, mas perigosa. Lembre-se: É a integridade da sua marca que está em jogo!
6 – Esteja pronto para faturar como nunca!
Esteja pronto para faturar continuamente através de suas franquias espalhadas por todo território nacional. Você verá sua marca e seu produto impactando pessoas, atingindo novos públicos, com novos sotaques, em regiões diferentes! Esteja pronto para CRESCER!