Hoje em dia a relevância e até mesmo a credibilidade de um negócio é (em um primeiro momento) medida pela presença digital da marca.
E isto pode ser até mesmo um fator de decisão na escolha entre você e o seu concorrente. É cada vez mais comum que antes mesmo de tirar o carro da garagem, chamar um motorista ou ir ao ponto de ônibus, o consumidor primeiro busque na internet informações sobre o estabelecimento a fim de concluir se o esforço vale a pena ou não.
Se um cliente busca pelo seu negócio nas redes sociais e tem dificuldade para encontrar, e ao achar, se depara com uma “bagunça virtual”, ele presume que é melhor escolher outra opção que transmita maior credibilidade, e por mais que seu produto muito bom, se ele não conseguir encantar virtualmente, seu pretendente a cliente não vai gastar tempo e dinheiro deslocando-se para tentar a sorte.
Partindo deste princípio, Sim, é necessário o mínimo de cuidado e preocupação com seu Marketing independentemente do tamanho do empreendimento.
Marketing não faz milagre.
É claro que um bom marketing, um bom design e uma excelente comunicação Online não substituem a boa e velha simpatia no atendimento presencial, muito menos a qualidade dos produtos servidos. E, também, existe o fator expectativa: Se no Instagram seu produto for aparentemente INCRÍVEL, é exatamente isto o que o cliente espera encontrar pessoalmente, e nada menos.
O sucesso está em encontrar o equilíbrio entre as três forças: Digital, presencial e delivery. De modo que nenhuma das opções seja menos importante que a outra, ou então seu cliente se sentirá “penalizado”. Imagine que ele optou pelo seu delivery na noite de hoje, já que esteve presencialmente no seu estabelecimento e comprovou a qualidade do produto. No entanto, o pedido demora, chega gelado, bagunçado, o atendimento não presta suporte, não responde cordialmente, o entregador está sobrecarregado, cansado e não se atentou a levar o troco ou a máquina de cartão… Um caos! Qual a sensação que o cliente terá? De que foi penalizado indiretamente apenas por escolher o Delivery.
Existem inúmeros casos em que o Marketing foi utilizado para tentar restaurar a imagem de grandes empresas que por alguma razão, deixaram a desejar em qualquer serviço que seja. Mas recuperar a confiança leva muito tempo, e até lá, você estará investindo sem um retorno perceptível. É melhor não arriscar e regar com cuidado a semente do empreendimento que está prestes a brotar, dando a devida atenção a todas as modalidades de prestação de serviço e comunicação.
Luxo ou necessidade?
Foi-se o tempo em que MARKETING era luxo, acessível apenas às grandes corporações. Assim como maquinetas de cartão de crédito se reinventaram para acompanhar pequenos negócios (inclusive de ambulantes) lançando modelos mais compactos e baratos, o Marketing também não ficou para trás. São diversos pacotes, agências de todos os tamanhos e profissionais freelancer diversificando as opções para todo e qualquer tipo de negócio.